Fale sobre você.

Fale sobre você.

Esta é uma pergunta simples, mas ao mesmo tempo complexa. Não tem o certo ou errado.

Tente respondê-la em 1, no máximo 2 minutos.

Nunca pergunte ao recrutador “O que você quer saber sobre mim?”, mas se atenha ao momento que essa pergunta será feita. Temos 2 momentos: início ou final da entrevista.

Se for no início da entrevista (e é muito comum esta pergunta ser a primeira), atenha-se em respondê-la estritamente no aspecto profissional. Faça uma apresentação rápida e simples. Comece pela sua formação e um breve resumo de sua experiência e depois destaque suas realizações, prestando bem atenção em dar exemplos focados no perfil da vaga em aberto.

Caso a pergunta ocorra no final da entrevista, ou seja, após falar sobre os aspectos profissionais, aí sim, o “fale sobre você” é pessoal. Portanto, ao falar sobre você seja estratégico e objetivo também.

Aqui vão algumas dicas: comente sobre sua família, sua experiência de vida somada com oportunidades de viagens, hobbies, música, esportes, voluntariado etc…

Aqui está a oportunidade do desenvolvimento da relação empática/afinidade (entre entrevistado x entrevistador – principalmente se for o dono da vaga). A empatia e afinidade muitas vezes ajudam a fechar vaga.

Antes de participar da próxima entrevista, visite nosso site, leia nossos artigos e utilize com sabedoria todas as informações que compartilhamos.

Na We4You, você encontrará uma equipe de consultores altamente preparados para lhe ajudar na busca pelo novo desafio. Entre em contato, será um prazer ajudá-lo.

 

Margarete Rocha
Diretora Associada – Divisão de Carreiras.
Telefones: (19) 9.9645-0997 | (19) 3044-0717