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Bruno Scabar

Controller

Bruno comentou na avaliação do trabalho conosco: “Gostaria de registrar que fui desde o início muito bem amparado, atendido e suportado tecnicamente. Os feedbacks realizados foram essenciais para meu crescimento como profissional. Me senti o tempo todo amparo e apoiado em todos os sentidos”. 

O papel de um Consultor de Carreira na condução de um Programa de Outplacement (Recolocação Profissional) é dar um feedback franco, pontual e que ajude a ampliar a percepção e possibilidades. Normalmente estes feedbacks são sobre a empregabilidade, carreira, simulado de entrevista, comunicação, liderança, entre outros muitos pontos. 

Sempre que vou dar um feedback a alguém começo por pedir permissão para expor a minha opinião e pontos de vista. A escuta ativa e anotações que faço ao longo da nossa conversa ajuda muito, pois procuro descrever a situação ocorrida ou observada e propor ajuda, orientação e acompanhamento. 

Um exemplo disso acontece ao final do simulado de entrevista. É a hora mais rica deste processo, pois o cliente passa a entender o que passa na cabeça de um selecionador. Na maior parte das vezes são detalhes, pequenos ajustes e que dão segurança e confiança para o candidato. 

O feedback deverá ser sempre direto, contextualizado, exemplificado e transparente, visando o aperfeiçoamento do profissional e com muito respeito. Podendo destacar pontos positivos de atuação ou sugerir melhorias no comportamento e desempenho:

Feedback Positivo: reconhecimento pelo comportamento adequado, alinhado com as responsabilidades assumidas, atingindo os resultados esperados ou indo além das expectativas e metas. Traz satisfação pessoal e profissional, validando a importância de um trabalho bem-feito, motivando a continuação desse desempenho e fortalecendo o engajamento. Pode ser realizado em público ou em reuniões de equipe, expondo o sucesso e incentivando outros colaboradores a seguirem o exemplo.

Feedback Útil: também chamado de negativo ou de desenvolvimento, é uma oportunidade de redirecionar ações e comportamentos ou pontuar algo necessário para melhoria do desempenho. Precisa ser construído junto com o profissional que o está recebendo, visando ampliar a possibilidade de abertura para a aceitação do que está sendo dito. Deve ser realizado sempre em particular, evitando julgamentos e utilizando uma linguagem apropriada. Ao final, o colaborador precisa sentir-se encorajado, em condições de assumir o compromisso de seguir as orientações propostas e ter o seu aprimoramento acompanhado pelo fornecedor do feedback.

Observamos muitos benefícios do Feedback no nosso dia a dia de trabalho com nossos clientes, como:

Inspira insights valiosos, impulsionando os talentos do profissional;

Potencializa as competências comportamentais para o futuro; e

Favorece a reflexão e a busca constante de melhorias.

 

Dicas para quem irá conduzir um Feedback

1- Prepare-se com antecedência, criando um roteiro baseado em informações específicas e exemplos concretos: situação, dados, comportamento assumido, ação desenvolvida, momento que ocorreu, impacto gerado;

2- Reflita cuidadosamente sobre os fatos apurados e qual será a linguagem mais adequada;

3- O foco deve estar na performance e/ou nos resultados obtidos, não no profissional;

4- Determine o melhor momento e local para iniciar a conversa, prevenindo interrupções;

5- Evite falar em nome de pessoas ausentes ou anônimas, não seja canal para as críticas de outros;

6- Descreva a situação e o comportamento observado sem fazer julgamentos, generalizações, exageros ou impondo rótulos;

7- Explique qual seria o comportamento e/ou o resultado esperado;

8- Incentive o diálogo, praticando a escuta ativa e demonstrando real interesse;

9- Não interfira enquanto o outro se posiciona;

10- Valide a sua percepção sobre o que a outra pessoa está sentindo e se ele está assimilando corretamente todo o conteúdo;

11- Construam juntos um plano de melhoria, com metas claras e prazos definidos; e

12- Faça uma recapitulação dos principais pontos da conversa e termine com palavras de incentivo.

 

Dicas para quem irá receber um Feedback

1- Nunca, jamais leve para o lado pessoal e desative o mecanismo natural de defesa;

2- Conscientize-se de que todo feedback potencializa o desenvolvimento profissional e pessoal;

3- Faça uma autoavaliação dos pontos fortes e de melhoria, resultados atingidos e comportamentos diante das situações desafiadoras;

4- Seja receptivo com todas as questões abordadas, principalmente com as desagradáveis;

5- Escute com atenção, sem interromper, se justificar ou fazer suposições do que virá a seguir;

6- Peça detalhes e exemplo de situações específicas que levaram àquela percepção;

7- Se necessário peça um tempo para refletir, evite reagir emocionalmente buscando culpados e desculpas;

8- Agradeça as colocações recebidas sobre a sua performance e metas cumpridas;

9- Baseie a sua argumentação em fatos e resultados concretos, expondo o seu ponto de vista e buscando o entendimento mútuo;

10- Estabeleça um plano de ação SMART e foque em resultados práticos;

11- Posteriormente, reflita sobre o feedback que recebeu com tranquilidade, faça sua Análise SWOT Pessoal e tire o máximo de aprendizado; e

12- Solicite novos feedbacks, periodicamente, para ter certeza de que está no caminho certo. 

Feedback é essencial para o desenvolvimento de uma trajetória de carreira de sucesso. Esta ferramenta tem o poder de alinhar expectativas, ampliar o autoconhecimento e maximizar o potencial de entrega de resultados positivos. Contribui também para que o profissional enxergue seu próprio progresso e compreenda seus pontos fortes, pontos que precisam ser aprimorados ou adquiridos rapidamente e como a sua função impacta nos objetivos de sucesso da empresa.

Depois desta leitura, espero que você já esteja preparando ou buscando o seu próximo feedback.

Quer saber mais, precisa de um suporte, uma Assessoria para sua Carreira? Entre em contato conosco e teremos prazer em também te ajudar.

Christianne Sauá Christianne Sauá Fundadora e Diretora Associada