Bruno comentou na avaliação do trabalho conosco: “Gostaria de registrar que fui desde o início muito bem amparado, atendido e suportado tecnicamente. Os feedbacks realizados foram essenciais para meu crescimento como profissional. Me senti o tempo todo amparo e apoiado em todos os sentidos”.
O papel de um Consultor de Carreira na condução de um Programa de Outplacement (Recolocação Profissional) é dar um feedback franco, pontual e que ajude a ampliar a percepção e possibilidades. Normalmente estes feedbacks são sobre a empregabilidade, carreira, simulado de entrevista, comunicação, liderança, entre outros muitos pontos.
Sempre que vou dar um feedback a alguém começo por pedir permissão para expor a minha opinião e pontos de vista. A escuta ativa e anotações que faço ao longo da nossa conversa ajuda muito, pois procuro descrever a situação ocorrida ou observada e propor ajuda, orientação e acompanhamento.
Um exemplo disso acontece ao final do simulado de entrevista. É a hora mais rica deste processo, pois o cliente passa a entender o que passa na cabeça de um selecionador. Na maior parte das vezes são detalhes, pequenos ajustes e que dão segurança e confiança para o candidato.
O feedback deverá ser sempre direto, contextualizado, exemplificado e transparente, visando o aperfeiçoamento do profissional e com muito respeito. Podendo destacar pontos positivos de atuação ou sugerir melhorias no comportamento e desempenho:
- Feedback Positivo: reconhecimento pelo comportamento adequado, alinhado com as responsabilidades assumidas, atingindo os resultados esperados ou indo além das expectativas e metas. Traz satisfação pessoal e profissional, validando a importância de um trabalho bem-feito, motivando a continuação desse desempenho e fortalecendo o engajamento. Pode ser realizado em público ou em reuniões de equipe, expondo o sucesso e incentivando outros colaboradores a seguirem o exemplo.
- Feedback Útil: também chamado de negativo ou de desenvolvimento, é uma oportunidade de redirecionar ações e comportamentos ou pontuar algo necessário para melhoria do desempenho. Precisa ser construído junto com o profissional que o está recebendo, visando ampliar a possibilidade de abertura para a aceitação do que está sendo dito. Deve ser realizado sempre em particular, evitando julgamentos e utilizando uma linguagem apropriada. Ao final, o colaborador precisa sentir-se encorajado, em condições de assumir o compromisso de seguir as orientações propostas e ter o seu aprimoramento acompanhado pelo fornecedor do feedback.
Observamos muitos benefícios do Feedback no nosso dia a dia de trabalho com nossos clientes, como:
- Inspira insights valiosos, impulsionando os talentos do profissional;
- Potencializa as competências comportamentais para o futuro; e
- Favorece a reflexão e a busca constante de melhorias.
Dicas para quem irá conduzir um Feedback
1- Prepare-se com antecedência, criando um roteiro baseado em informações específicas e exemplos concretos: situação, dados, comportamento assumido, ação desenvolvida, momento que ocorreu, impacto gerado;
2- Reflita cuidadosamente sobre os fatos apurados e qual será a linguagem mais adequada;
3- O foco deve estar na performance e/ou nos resultados obtidos, não no profissional;
4- Determine o melhor momento e local para iniciar a conversa, prevenindo interrupções;
5- Evite falar em nome de pessoas ausentes ou anônimas, não seja canal para as críticas de outros;
6- Descreva a situação e o comportamento observado sem fazer julgamentos, generalizações, exageros ou impondo rótulos;
7- Explique qual seria o comportamento e/ou o resultado esperado;
8- Incentive o diálogo, praticando a escuta ativa e demonstrando real interesse;
9- Não interfira enquanto o outro se posiciona;
10- Valide a sua percepção sobre o que a outra pessoa está sentindo e se ele está assimilando corretamente todo o conteúdo;
11- Construam juntos um plano de melhoria, com metas claras e prazos definidos; e
12- Faça uma recapitulação dos principais pontos da conversa e termine com palavras de incentivo.
Dicas para quem irá receber um Feedback
1- Nunca, jamais leve para o lado pessoal e desative o mecanismo natural de defesa;
2- Conscientize-se de que todo feedback potencializa o desenvolvimento profissional e pessoal;
3- Faça uma autoavaliação dos pontos fortes e de melhoria, resultados atingidos e comportamentos diante das situações desafiadoras;
4- Seja receptivo com todas as questões abordadas, principalmente com as desagradáveis;
5- Escute com atenção, sem interromper, se justificar ou fazer suposições do que virá a seguir;
6- Peça detalhes e exemplo de situações específicas que levaram àquela percepção;
7- Se necessário peça um tempo para refletir, evite reagir emocionalmente buscando culpados e desculpas;
8- Agradeça as colocações recebidas sobre a sua performance e metas cumpridas;
9- Baseie a sua argumentação em fatos e resultados concretos, expondo o seu ponto de vista e buscando o entendimento mútuo;
10- Estabeleça um plano de ação SMART e foque em resultados práticos;
11- Posteriormente, reflita sobre o feedback que recebeu com tranquilidade, faça sua Análise SWOT Pessoal e tire o máximo de aprendizado; e
12- Solicite novos feedbacks, periodicamente, para ter certeza de que está no caminho certo.
Feedback é essencial para o desenvolvimento de uma trajetória de carreira de sucesso. Esta ferramenta tem o poder de alinhar expectativas, ampliar o autoconhecimento e maximizar o potencial de entrega de resultados positivos. Contribui também para que o profissional enxergue seu próprio progresso e compreenda seus pontos fortes, pontos que precisam ser aprimorados ou adquiridos rapidamente e como a sua função impacta nos objetivos de sucesso da empresa.
Depois desta leitura, espero que você já esteja preparando ou buscando o seu próximo feedback.
Quer saber mais, precisa de um suporte, uma Assessoria para sua Carreira? Entre em contato conosco e teremos prazer em também te ajudar.