Estamos
felizes em compartilhar a apresentação sobre “As Novas Economias: Como os Novos Modelos Econômicos
Geram Oportunidades?” que a Badu (Eliane El Badouy) nos
presenteou no dia de ontem, em uma Live realizada pela IBEF Campinas (Instituto
Brasileiro dos Executivos de Finanças) e organizada pelo grupo IBEF Mulheres,
que conta com a participação da Giovana Cajueiro Toffolo, Gislaine Heitmann e Christianne
Saua.
O que mais me chamou a atenção,
neste conteúdo precioso e repleto de exemplos reais de ações ao redor do mundo,
é a interligação e conexão entre tudo e todos. Cada vez mais, tudo o que
fazemos precisa ter um sentido, um propósito, ser Universal e compartilhado,
que tenha o grande objetivo de melhorar o mundo em que vivemos e a vida de
todos. Não é lindo?
Esse desejo de ser e fazer o
melhor não é mais uma utopia e sim uma realidade nos dias de hoje. A única
certeza que temos é que as coisas estão mudando e é preciso se preparar para os
novos tempos. É hora de pensar em novas formas de trabalhar, criar
oportunidades e até mesmo repensar valores.
Gostaria de saber mais sobre os tópicos abordados, como Mundo M.U.V.U.C.A.,
Rethinking Economics, Economia Criativa, Circular, Colaborativa e Compartilhada? Leia um breve resumo em nosso #conquistascompartilhadas ou assista à apresentação na
integra no site da IBEF Campinas.
Forte abraço e fiquem bem,
Christianne Sauá
___________________________________________________________________________________________________________________________________________
A
IBEF Campinas foi constituída há 35 anos, é uma entidade sem fins lucrativos
cuja finalidade principal é fomentar o desenvolvimento do executivo de finanças
por meio do compartilhamento de conhecimentos técnicos, contribuindo para a
melhoria da qualidade de vida de seus associados e suas famílias.
Entendendo
a importância de manter os profissionais atualizados diante da situação
econômica atual, a IBEF Campinas disponibilizou alguns conteúdos exclusivos
online para não associados também. E, entre estes conteúdos, está a
apresentação sobre “Novas Economias” ministrado pela Eliane El Badouy
Cecchettini. Badu,
como é conhecida pelo mercado, é publicitária, professora e coordenadora
da Pós-Graduação de Economia Criativa e professora na Pós-Graduação de
Neuromarketing da Inova Business School. É consultora sênior de Futuro,
Tendências & Consumer Insights da Inova Consulting e pesquisadora do comportamento,
mecanismos de atenção e do consumo de mídia do jovem contemporâneo.
Tópicos
abordados na apresentação:
-
Mundo V.U.C.A.:
Volatility › Vision
Uncertainty › Understanding
Complexity › Clarity
Ambiguity › Agility
-
Aceleração de tendências:
Digitalização
Eficiência
Novas Regras Sociais
Mais Consciência
-
Transformação do Capitalismo, Mudança de Comportamento e Valores da Sociedade
-
Mundo M.U.V.U.C.A.:
Meaningful
Universal
Volatility
Uncertainty
Complexity
Ambiguity
-
Econonia Repensada
-
Rethinking Economics (repensar na teoria e na prática sobre a economia)
Complexidade Econômica
Economia Criativa › 4 Pilares: Consumo
(Publicidade, Arquitetura, Design e Moda); Cultura (Museologia, Gastronomia,
Música, Artes Cênicas e Artesanato); Mídia (Cinema, Áudio Visual, Televisão, Jornais
e Revistas); e Tecnologia (Pesquisa e Desenvolvimento, Robótica e TI)
Economia Circular › Mudança em toda a Maneira
de Consumo, Desperdício e Resíduo Zero, Capitalismo mais Sustentável e
Eficiente
Economia Compartilhada › 4 Fases: Compartilhar
Informações; Formar Redes Sociais; Compartilhar Dados; e Compartilhar Bens
Reais e Torná-los Acessíveis
Economia Colaborativa › Conexão,
Formação de Comunidades, Preservação do Meio Ambiente, normalmente derivados de
Crise Econômica gerando um Comportamento de Colaboração e Inovação Social
Economia Comportamental
-
Anagrama Disrupt: 7 Elementos-Chave para a Economia Circular:
1- Design para o Futuro
2- Incorporar a Tecnologia Digital
3- Sustentar e Preservar o que já
existe
4- Repensar o Modelo de Negócios
5- Usar o Desperdício como Recurso
6- Priorizar Recursos Regenerativos
7- Time para Criar Valor Compartilhado
-
Impulsionadores da Economia Colaborativa:
1- Expansão Rápida da Inovação
Tecnológica
2- Anseio por Comunidade, Participação
e Colaboração
3- Aumento da Consciência Ambiental
4- Restrições Econômicas
-
Inovação Colaborativa
-
Pré-condições para a Economia Colaborativa
1- Confiança
2- Mudança de Valor
3- Capacidade Ociosa
4- Efeito de Rede Crescente
-
O que nós compartilhamos? Como nós compartilhamos? Por que compartilhamos?
-
Reeducação na Forma de Consumir
-
Consumo Colaborativo
1- Acesso Supera a Propriedade
2- Novo Modelo de Negócios
3- Novos Estilos de Vida
-
Novo Mindset: O Humanismo
-
Foco da Nova Economia › Centralidade do Ser Humano, Índice Nacional de
Felicidade, Amplificação da Igualdade
-
Principais Elementos para as Empresas na Perspectiva Rethinker
1- Desbloqueio do Valor de Ativos
Subutilizados
2- Missão e Valores Claros
3- Respeito aos Fornecedores
4- Cliente obtendo produtos/serviços de
maneira mais eficiente
-
Gestão de Escassez e Gestão da Abundância
-
Reputação e Sustentabilidade Social, Ambiental e Econômica
Christianne Sauá
Fundadora e Diretora Associada