Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

Fechar

Conquista da Vera Campos - Aposentadoria: possibilidade de um novo começo

Pós-carreira e preparação para aposentadoria: os benefícios da cultura intergeracional e como os profissionais mais maduros agregam real valor à uma empresa.

E se você tivesse a Oportunidade de Recomeçar, fazer uma escolha, dar um novo passo em direção à novas experiências profissionais depois de mais de 30 anos de carreira, você o faria? Essa circunstância que a vida oferece pode ser assustadora, até mesmo paralisante, mas não menos oportuna para trilhar um novo caminho profissional.

No meu papel de Consultora de Carreira percebo que hoje muitos profissionais acima dos 50 anos ainda têm dúvidas se estão aptos a continuarem trabalhando, se seu conhecimento é útil, se tem capacidade de integrar equipes mais jovens. Esse processo de aceitação e autovalorização leva tempo, demanda reflexões importantes e, principalmente, coragem para enfrentar suas próprias crenças limitantes.

Para tal, é gratificante ver empresas que valorizam aqueles colaboradores que por tantos anos contribuíram com ideias e soluções, e que mesmo já aposentados, no momento do seu encerramento de ciclo, recebem o benefício de serem auxiliados com um Programa de Pós-Carreira.

Esse foi o caso da Vera Campos, que após 24 anos de empresa encerrou seu ciclo tendo recebido o patrocínio de um programa como esse. Fizemos um trabalho direcionado ao seu momento de Pós-Carreira, olhando para o sentido que o trabalho tem na sua vida, aspectos financeiros, seu perfil profissional, o desejo de dividir seu conhecimento com pessoas mais jovens, ficando claro para Vera que ela ainda queria e podia viver mais um ciclo em outra empresa.

Focamos então os esforços para a busca dessa oportunidade até que a Recolocação Profissional aconteceu. Nos novos moldes de trabalho, Vera conquistou um importante espaço, seu conhecimento, assim como sua maturidade, contribui para a troca de experiência na equipe e a geração de novos negócios.

“Gostaria de agradecer primeiramente aos gestores da Avery Dennison pela oportunidade de participar desse processo de recolocação profissional no mercado. Dizer que foi uma experiência muito gratificante e de um valor humanitário incrível. Agradeço a Chris Sauá por me receber com todo carinho e respeito. A Simone Tanese e Isabella Alonso, que conduziram todo processo de forma espetacular. Sem a ajuda e incentivo de vocês não teria conseguido retornar ao mercado de trabalho, num momento tão complicado que o mundo está passando. Hoje inicio uma nova fase da minha vida profissional a qual tenho a certeza de que será muito gratificante e de muito aprendizado.”

Com base nesse case notamos que de fato o mercado vem mudando, empresas estão investindo gradativamente em talentos mais maduros. Em iniciativas semelhantes a ficção relatada no filme ‘Sr. Estagiário’, por entenderem que a diversidade de conhecimento, gerações, heranças culturais engrandece as equipes, favorece o Clima Organizacional e impacta positivamente nos negócios da companhia.

Nem sempre é fácil gerir um time multifacetado como esse, com diferentes pontos de vista, o que coloca às vezes em cheque a habilidade dos líderes. Sorte daqueles que tem em mãos esse desafio, pois podem deixar um exemplo valioso para as pessoas e as empresas.

Para as empresas que patrocinam esse tipo de benefício (Programa de Pós-Carreira), consequentemente, transmite uma imagem positiva aos colaboradores que nela permanecem, cultiva o sentimento de respeito pelo próximo e de valorização de todo legado de seus profissionais.

Exemplos de superação e conquista como esse nos impulsionam a acreditar que, como profissionais, temos o poder de escolha. Está sob nosso controle fazer de momentos de incerteza ou medo, uma nova janela de possibilidades. Pausas e reflexões são importantes para que haja espaço para um bom planejamento, mas em seguida, é preciso caminhar e ter a certeza que somos capazes de seguir adiante.

Todos têm uma História Profissional de valor, e sempre há espaço para contribuir em lugares para os quais o seu conhecimento ainda não foi explorado. Independente do modelo de carreira, do cargo, do tamanho da empresa, sempre há espaço de melhoria, acredite!

Um grande abraço,

Simone Tanese Simone Tanese Consultora de Carreira Sr.