Entrevista Online
A entrevista online se destaca por ser considerada um acelerador no processo de seleção.

A entrevista online se destaca por ser considerada um acelerador no processo de seleção contribuindo para: atendimentos em diferentes localidades, abrangência de um número maior de contatos, administração do tempo em logística de locomoção, custos e respeito ao atual momento do profissional (disponível, trabalhando ou fora do país).


Esse tipo de entrevista está cada vez mais comum nos dias de hoje, mas ainda causa desconforto e insegurança para muitos profissionais.

Nós Especialistas em Carreira da WCCA – Wilson Cerqueira Consultores Associados oferecemos algumas dicas as quais estão no nosso programa de Outplacement.

1 – Tenha seu e-mail e foto de perfil adequados.
2 – Certifique-se do programa a ser utilizado, verifique conexão da internet e faça um teste para verificar bateria, áudio, vídeo e estabilidade de ambos os lados. Providencie um fone de ouvido com som estável.
3 – Caso a conexão falhe, tenha um plano B nas mãos; como por exemplo número do celular e telefone para ajudá-lo nos ajustes necessários.
4 – Prepare um ambiente bem iluminado, com privacidade, sem interferência de trânsito e barulho.
5 – Posicione sua câmera para um plano de fundo organizado e neutro, favorecendo o angulo corporal e suas expressões facial e oral. Evite movimentos excessivos principalmente com as mãos, pois podem prejudicar as imagens da câmera.
6 – Vista-se como se fosse para uma entrevista presencial (utilize cores de roupas que te valorizem; maquiagem, cabelo e barba bem feitos). Nada de exageros.
7 – Estude bem a sua trajetória profissional e treine o que vai falar passando para o entrevistador mensagens focadas, objetivas e aderentes às necessidades do cargo e da empresa.
8 – Ao falar, olhe para a câmera para estabelecer um bom contato visual, não mantenha olhar fixo, pode piscar e sorrir. Mas evite o máximo olhar para o vídeo, pois o desvio de olhar poderá quebrar a conexão emocional estabelecida.
9 – Poderá utilizar anotações, CV e material enviado, mas deixe tudo bem organizado para favorecer sua entrevista.
10 – Escute atentamente as perguntas do entrevistador e respeite o tempo “Delay” evitando as interrupções de ambos os lados.
11 – Seja pontual com o horário combinado.

Obs. A entrevista presencial continua acontecendo e é de extrema importância para o sucesso das contratações de profissionais.

Está precisando de orientações para o sucesso de sua trajetória de carreira?! Conte com nossa expertise neste assunto.


Contatos:

Escrito por:
Christianne Sauá Diretora Associada

Escrito por:
Margarete Rocha Diretora Associada