Dicas de Currículo #1
O Curriculum é o cartão de visita, a primeira apresentação do profissional no mercado.

O Curriculum é o cartão de visita, a primeira apresentação do profissional no mercado, deve ser estratégico, com conteúdo atrativo de sua história escolar e profissional. A organização, objetividade, veracidade, uso correto gramatical e ortográfico, letra, são muito importantes, bem como fazê-lo em no máximo 02 páginas sem poluição visual. Os dados pessoais, devem ser corretos com telefone atualizado e e-mail apropriado para rapidamente ser localizado.

Coloque como objetivo o cargo que você quer se candidatar para que o recrutador ao checar com a sua expertise, sinta-se atraído e o chame para entrevista. Formação acadêmica, sempre em ordem da mais recente para a mais antiga, destacando a instituição e data de termino. Cursos extracurriculares, não coloque todos, escolha os que realmente contribuirão para a defesa de sua expertise. Idiomas – coloque-os destacando o real nível que possui. O nível básico não deve ser colocado.

Nas qualificações escreva um resumo de sua carreira de forma funcional, declarando suas competências, o que você sabe fazer, seus pontos fortes técnicos, vivencias internacionais ou intercâmbio. A competência comportamental deixe para o entrevistador avaliar. Experiência Profissional, coloque as 3 ultimas empresas por onde passou e/ou o reflexo de seus últimos 15 anos, sempre em ordem da mais recente para a mais antiga: Nome da Empresa, cargos, tempo, principais atividades, as mais estratégicas destacando realizações / soluções/ ideias com resultados positivo. Não mencione a sua faixa salarial.

Experiência Internacional, mencione as atividades profissionais realizadas no exterior. Trata-se de informação muito valorizada pelas empresas. No caso do profissional recém-formado, os critérios são os mesmos, mas devido não ter a experiência, descreva em suas qualificações domínio dos sistemas informatizados, idioma, experiências em monitorias, estágios, bem como hobbies/esportes e voluntariados. Mesmo que você esteja trabalhando, mantenha seu curriculum sempre revisado e atualizado, desta forma você estará sempre pronto para atender aos novos desafios!

Escrito por:
Margarete Rocha Diretora Associada