Entrevista por competência

A Entrevista é uma das etapas mais importantes do processo seletivo.


Seu CV já foi analisado, escolhido e você terá a oportunidade de expor e "vender" suas habilidades e competências ao vivo para o selecionador ou responsável da vaga. O preparo para esta etapa é fundamental e aqui segue algumas dicas.

Este modelo permite ao selecionador utilizar de perguntas estratégicas para despertar no entrevistado respostas onde serão avaliados: trajetória profissional, experiências concretas, conhecimentos, habilidades, atitudes e resultados.

Então não é tão simples quanto parece, né? Mas é possível sim, se preparar e mostrar o seu melhor.

Esta metodologia funciona da seguinte forma: o selecionador irá explorar suas experiências passadas para prever comportamentos futuros e avaliar se suas competências e habilidades atendem ao novo desafio e ao fit cultural desejados pela empresa contratante.

Por ser uma Entrevista Investigativa, não há um único modelo definido e estruturado. Para se sair bem neste tipo de conversa, o candidato tem que ter bem estabelecido consigo seu perfil, sua trajetória e suas experiências, para ter cartas na manga e elaborar suas respostas de forma estratégica, que demonstre suas competências, habilidades e resultados por meio de evidências de que é o profissional desejado.

Vamos para dois exemplos práticos:

- Me conte sobre um projeto importante que você vivenciou, como foi sua postura e quais foram os resultados?

- Me conte sobre um projeto que não deu certo?


Para uma resposta estratégica, você terá que pensar em um projeto contendo 3 fatores:

Situação – Mencionar o nome do projeto / problema / desafio

Ações – Mencionar quais foram suas atitudes, iniciativas e envolvimento para resolução da situação.

Resultados – Evidenciar alcance de metas, prazos, receitas ou savings (em relação aos valores financeiros, sugerimos sempre colocar esta informação em porcentagem para não ferir a confidencialidade das empresas.


O candidato precisa destacar seus aprendizados, adaptabilidade para conviver com as diferenças, resolver conflitos entre outras habilidades.

Você precisa preparar a sua mente (mindset) para que suas respostas contenham esses 3 pontos. Caso o selecionador tenha alguma dúvida, ele continuará te questionando, pois o intuito é que ele identifique suas competências, atitudes, aprendizados e realizações.

Desejamos a você boa sorte e caso necessite de ajuda para cuidar de sua carreira procure os Consultores de Carreiras da We4You, temos soluções efetivas para lhe ajudar a traçar o melhor trajeto.


Margarete Rocha Margarete Rocha Diretora Associada