Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

Fechar

Conquista de Rodney Santana
O Poder da Resiliência nos Processos de Transição de Carreira

Como é bom compartilhar conquistas e nós da We4You gostamos de comemorar cada vez que temos um cliente recolocado. A forma que escolhemos para isto é compartilhando um tema relacionado a carreira/mercado de trabalho, servindo de utilidade para todos os profissionais que nos acompanham.

Sempre que inicio um novo cliente fico entusiasmada. Quero conhecer sua história de vida, carreira, perfil, projetos, motivo dos desligamentos, família, valores... enfim, histórias da vida real, cheias de emoções, altos e baixos, certezas e incertezas, pequenas e grandes descobertas. Para mim é um privilégio fazer parte de um pedacinho desta história e impulsionar, orientar e auxiliá-lo em uma nova conquista.

A transição de carreira do Rodney Santana foi um verdadeiro trabalho em equipe e nós todos ficamos muito felizes! Fazer a diferença para ele e toda sua família é o que nos move. E se tem algo que contribuiu para que isto acontecesse foi a sua dedicação, controle emocional e seu protagonismo em todo o processo.

Ele nos presenteou com suas palavras: “O fluxo do processo é fundamental para o sucesso do programa. Desde a elaboração do currículo, simulação de entrevista, a condução do marketing pessoal e principalmente ao empenho e dedicação da Consultora Mariana Frossard (incansável) que definitivamente fechou esse ciclo de muito trabalho, mas certamente assertivo.

Um ponto que considero muito importante para quem está em transição de carreira é fortalecer sua RESILIÊNCIA e INTELIGÊNCIA EMOCIONAL. Se você procura por um novo desafio, uma nova oportunidade de emprego, possivelmente precisará contar com uma boa dose de Resiliência e Inteligência Emocional para lidar de forma positiva com relação a esse período de transição.

Em alguns momentos, quando o mercado está com poucas vagas, ou, principalmente, em face do retorno negativo de processos seletivos, você pode se sentir desanimado.

Clientes que desaminam mais facilmente frente a uma situação adversa, podem ter mais dificuldades em sua recolocação. O mundo é dos fortes e observo que quem tem sucesso e sai vitorioso é quem cria estratégias para driblar estes momentos nebulosos.

Trata-se de um verdadeiro jogo de xadrez, saber a hora de aceitar ou não uma proposta. Entender bem quem você é, seu valor. Entender o mercado de trabalho. Entender as emoções que tudo isto envolve “ver boletos chegando, dinheiro saindo” e conseguir gerenciar esta situação ambivalente e complexa, é a grande questão.

Observamos nos clientes que conquistaram sua tão sonhada recolocação foi a capacidade de transcender obstáculos, nos embates, nas adversidades e nos conflitos que a vida apresenta. Isso é o que chamamos de Resiliência, palavra que pode ser entendida como flexibilidade, capacidade de se recuperar diante das dificuldades.

O que leva a pessoa resiliente sair de uma péssima situação, sem mergulhar em longos períodos de depressão, é a maturidade que ela adquire com a experiência do embate, do sofrimento. Sendo assim, a pessoa resiliente se fortalece na luta.

O sucesso da recolocação resulta na combinação de esforços individuais e dedicação na busca das oportunidades oferecidas. É fruto de muita observação, leitura correta do mercado e do cenário econômico, resiliência, perseverança, conhecimento técnico e aprimoramento de habilidades adequadas para a profissão.

Pessoas com bom índice de resiliência têm a capacidade de elaborar estratégias de como se posicionar na vida de forma calculada, buscar alternativas, mostrar flexibilidade para tomar decisões e minimizar expectativas. O caminho para se transcender as reações instintivas leva a pessoa resiliente a viver e enxergar a vida com um rico sentido de vida.

Neste período de transição de carreira lembre-se de administrar suas emoções e manter-se sereno diante de uma situação de estresse e com controle de seus pensamentos.

Gosto muito da HISTÓRIA DOS DOIS LOBOS que habitam dentro de você: A Fábula dos Dois Lobos (dos índios Cherokee).


“Certo dia, um velho índio contou a seu neto sobre uma batalha que acontece dentro das pessoas. É como se existissem dois lobos dentro de nós.

Um tem medo, falta de confiança, sente raiva, inveja, insegurança, tristeza, pena de si mesmo, culpa, ressentimento, complexo de inferioridade, orgulho, não tem perseverança.

O outro é bom, entende que o melhor sempre acontece, busca fortalecer a autoestima, acredita, confia, corre atrás, tem bondade, generosidade, mantem-se calmo e focado em seus objetivos.

O garoto olhou intensamente nos olhos de seu avô e perguntou: “E qual deles vence?”

Ao que o avô sorriu e respondeu baixinho: “Aquele alimentamos com os nossos pensamentos.”


Portanto, desejo que a força esteja com você que é forte, pois ao final de tudo poderá olhar para trás e ver que os dias mais sombrios foram embora e o que restou foram grandes aprendizados, principalmente os relacionados a controle das emoções, foco e até mesmo disciplina.

Desejo Sucesso!

Christianne Sauá Fundadora e Diretora Associada