Tipos de Carreira Profissional

Gestão de carreira, antes definido pela organização e agora nas mãos do profissional. A sua trajetória de carreira se enquadra em qual tipo? Confira aqui.

O que fazer enquanto a recolocação profissional não vem? Incertezas e ansiedades surgem neste período de transição e não é fácil ficar parado, sabemos disso. Nós gostamos de usar sessões de Coaching e ajudar nossos clientes a construir um plano B. Como psicólogas, vemos a importância do suporte emocional para ressignificar e enfrentar pensamentos indesejáveis. O mercado é muito amplo, tem muitas oportunidades e você poderá rapidamente já estar na ativa.

O Fernando Rodrigues aproveitou bem este tempo de transição, deu consultoria, criou um canal do YouTube e se fortaleceu. Agora recolocado, comenta: “Fiquei dez anos afastado da indústria. Nesse período, tentei por conta própria buscar um retorno à indústria, mas não conseguia nem ser chamado para entrevistas. Com o apoio da We4You., refiz o meu CV, defini uma estratégia de recolocação e passei a ser chamado para entrevistas. Talvez tão importante quanto, o apoio que recebi durante todo o processo, inclusive nos momentos de dúvida, em que eu achava que eu não iria conseguir, foi essencial para a minha recolocação. Encontrei uma vaga na indústria exatamente do jeito que desejava. Eu não teria conseguido sem todo o apoio da We4You.”

Conheça logo abaixo os possíveis tipos de carreira:

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Gestão de carreira profissional envolve duas partes principais: a organização e o indivíduo. Diferentemente de décadas atrás, quando as organizações definiam as carreiras de seus colaboradores, atualmente o papel do indivíduo na trajetória de sua própria carreira é muito mais relevante e progressivamente mais ativa.

Hoje em dia, a tendência de carreira é a Carreira sem Fronteiras e é  importante conhecermos os diferentes tipos de carreira para nos posicionar da melhor forma e obter os resultados profissionais desejados:

Carreira Tradicional
O modelo tradicional de carreira é baseado na noção de emprego herdada da sociedade industrial, na qual o colaborador fazia um acordo tácito com a organização, em que se estipula dedicação e fidelidade, em troca de estabilidade e segurança. Sucesso é entendido como ascensão hierárquica.

Carreira Proteana
Em referência ao Deus grego Proteu, o qual segundo a mitologia, mudava de aparência de acordo com a circunstância, o termo "carreira proteana" foi concebido para descrever profissionais com capacidade de adaptação de conhecimentos, habilidades e competências ao contexto econômico, social e tecnológico. É um cenário no qual a pessoa, e não a organização, passa a ter controle da carreira. Esse tipo de carreira é caracterizado pela autogestão da carreira e pela carreira orientada por valores, ou seja, o profissional prioriza os próprios valores para estabelecer prioridades e objetivos, sendo o sucesso definido com base em critérios próprios.
Os colaboradores assumem, na atualidade, o papel de planejar sua própria evolução profissional, sendo estimulados a acumular conhecimentos e administrar suas carreiras para garantir mobilidade no mercado de trabalho. No início da carreira as pessoas buscavam por desafios, salários atrativos e responsabilidades, hoje, observamos que consideram outros pontos para a escolha, com base em suas âncoras de carreira, que apresentaremos logo a seguir.

Carreira sem Fronteira
Trata-se de uma tendência em Gestão de Carreira, devido ao contexto econômico e aumento da taxa de desemprego.
É um tipo de carreira na qual o profissional é independente e busca oportunidades além de um único empregador. Os profissionais nesse tipo de carreira estão confortáveis tanto com a troca de emprego, por vezes trabalhando em várias empresas, quanto com a criação e sustentação de relacionamentos além da fronteira da organização, mantendo networks e sentindo-se motivados por novas experiências, situações e aprendizados além das fronteiras da empresa. Além de possibilitar a comercialização do trabalho de forma autônoma, por projetos e tempo pré-determinado.

Presenteie-se com um tempo de reflexão para responder a esta pergunta: No seu momento profissional como você enxerga a sua carreira? Mais tradicional ou aberta com muitas possibilidades?

Se sentir que precisa de um apoio especializado, conte com os nossos Consultores de Carreira.

Christianne Sauá Christianne Sauá Diretora Associada