Transição de Carreira: o Seu Projeto!

Você pode transformar o seu desafio de Transição de Carreira em um belo Projeto Profissional. Descubra aqui como isso é possível e seja o protagonista.

Você aí que está começando a ler esse texto, deve estar se perguntando sobre o quanto se fala em Transição de Carreira e como isso, por vezes, pode parecer complexo. Pois bem, não deixa de ser... mas podemos transformar este momento em um PROJETO, e então o vocabulário e a situação em si vão se tornando mais amigáveis.

Vamos, primeiramente, desmistificar o que é uma ‘Transição’: significa passar de um estado para outro, podemos entender como sendo um processo, uma vivência que leva a novas possibilidades, que contém fases e é um momento passageiro. Muitas vezes pode partir de você mesmo, um chamado interno de fazer algo pela sua carreira, outras vezes você é sutilmente convidado a iniciar este processo.

É fundamental aproveitar e viver este momento de dentro para fora, você precisa se dispor a mergulhar em reflexões importantes que apoiarão suas escolhas no curto, médio e longo prazo. O resultado dependerá muito da sua vontade para trilhar este novo caminho.

Depois é necessário fazer algo de concreto com os Insights que foram gerados pelas suas reflexões. É nesta hora que podemos transpor o processo de ‘Transição’ para a estrutura de um Projeto. Legal né, mas e agora? Agora vamos mapear as etapas:

1.      Planejamento:

-  Acordo de Expectativas;

-  Autoconhecimento;

-  Avaliação da Empregabilidade;

-  Mapeamento de Habilidades;

-  Suporte de Ferramentas de Perfil;

-  Definição de Identidade Profissional e Objetivo;

-  Planejamento de Vida;

-  Desenho da Estratégia de Mercado. 

2.      Orientação e Implementação:

-  Revisão do Currículo;

-  Revisão do Perfil do LinkedIn;

-  Declaração de Saída;

-  Autoapresentação;

-  Ações de Marketing Pessoal e Networking;

-  Prospecção de Mercado;

-  Preparação para Processos Seletivos;

-  Simulado de Entrevista.

 3.      Monitoramento:

-  Balanço dos Contatos Realizados;

-  Acompanhamento dos Processos Seletivos;

-  Alinhamento das Estratégias;

-  Avaliação das Propostas. 

4.      Fechamento:

-  Negociação e Aceite da Melhor Proposta.


Ao longo do Projeto é importante que tenhamos clareza sobre os diferentes papéis envolvidos. Você, é o Protagonista, precisa ter atitude, assumir o controle da sua empregabilidade e rota de transição. O Consultor de Carreira age como um facilitador, proporcionando uma troca de conhecimentos, orientando e desenvolvendo novas percepções, aproximando você de pessoas estratégicas, fazendo provocações para checar seus objetivos e determinação. O Job hunter entra como um grande parceiro neste Projeto, ele é responsável pela operacionalização das ações de mercado e estabelece um vínculo proveitoso com os Recrutadores.


Dicas importantes:

§  Crie uma rotina de trabalho, determinando prioridades e organizando o seu tempo;

§  Defina metas específicas e um cronograma de execução;

§  Encontre um ponto de equilíbrio nesta nova rotina e faça pequenas gentilezas para você mesmo;

§  Lembre-se de incluir um tempo para exercícios, leituras e também para o ócio criativo;

§  Busque pessoas positivas, que te incentivem e torcem por você;

§  Mapeie possibilidades de renda alternativa para esse momento de transição;

§  Tenha um diálogo aberto e constante com a sua família;

§  Estabeleça prioridades de gastos no orçamento; e

§  Tenha muito cuidado com propostas de trabalho milagrosas.


Conseguiu perceber que a Transição de Carreira pode ser o seu grande Projeto Profissional? Cabe a você liderar as iniciativas, traduzir seus objetivos, sua ambição de ir mais longe e atingir sua realização profissional. É possível que ao longo da caminhada ajustes se façam necessários, e está tudo bem, assim é o curso da vida, passível de mudanças.

Ao final, a decisão de escolher ou não o trabalho que lhe for oferecido, será sempre sua. Ela esbarrará nas suas expectativas, realidade e estrutura familiar. É importante ter em mente a necessidade de resiliência, para que qualquer adequação entre o Ideal frente a Realidade não se tornem frustrações.

O encerramento deste Projeto preconiza o início de um novo ciclo profissional, cheio de descobertas, desafios e realizações. Tenha em mente que você foi merecedor dessa nova oportunidade, aproveite, divirta-se, realize e lá na frente, quando ouvir um novo chamado, tenha certeza de que estará preparado para transitar novamente pelas estradas da sua carreira.

Boa sorte!

Simone Tanese Simone Tanese Consultora de Carreira Sr.