Como surgiu o Dia do Profissional de RH

Por que se comemora o dia do Profissional de Recursos Humanos no dia 03 de junho? Conheça um pouco desta história.

Hoje celebramos o Dia do Profissional de RH e você sabe o porquê desta data? Porque foi no dia 03 de junho, de 1976, que a WFPMA (World Federation of People Management Associations - Federação Mundial de Associações de Gestão de Pessoas) foi fundada com o intuito de contribuir para o desenvolvimento do profissional de gestão de pessoas em todo o mundo. Seus membros são predominantemente as federações continentais, compostas por mais de 90 associações nacionais de recursos humanos, representando mais de 660.000 profissionais de gestão de pessoas.

A WFPMA tem a Missão de, juntamente com as organizações membros, servir ao público e comunidades em todo o mundo, garantindo a relevância, a reputação e o valor da profissão de RH globalmente. Construiu a sua Visão em defender o desenvolvimento e o reconhecimento da profissão de RH ao redor do mundo e possui 3 Objetivos Estratégicos:

1-     Criar valor para as organizações membros, melhorando assim a qualidade e a eficácia da gestão profissional de pessoas, contribuindo para o sucesso organizacional;

2-     Ser a Voz do profissional de RH globalmente; e

3-     Promover a importância da profissão de RH.

No dia 20 de maio de 2020, a WFPMA celebrou o Dia Internacional do RH como reconhecimento as contribuições dos profissionais de RH em todo o mundo: Ao longo dos últimos meses de 2020, trabalhadores e empresas ao redor do mundo têm enfrentado tempos muito difíceis. Desde a flexibilização do trabalho remoto até a defesa da saúde física, mental e bem-estar – os profissionais de RH abriram caminho para manter os funcionários e seus locais de trabalho seguros e saudáveis.

Em sua relação de membros plenos encontra-se a FIDAGH (Interamerican Federation of Human Resource Management – Federación Interamericana de Asociaciones de Gestión Humana) e como membro afiliado temos a nossa ABRH Brasil (Associação Brasileira de Recursos Humanos).

A ABRH Brasil inicialmente chamava-se Abape (Associação Brasileira de Administração de Pessoal) e foi criada no dia 13 de novembro de 1965 na cidade de Campinas. Ao longo de sua história conquistou a confiança de diversos profissionais interessados em fomentar a área de Recursos Humanos no Brasil, sempre alicerçada em sua:

Visão: Ter representatividade global e ser fonte de referência nacional na construção colaborativa de conhecimento e conteúdo em gestão de pessoas.

Missão: Fomentar uma comunidade inovadora e colaborativa, que conecte diferentes atores do cenário de relações do trabalho, com o objetivo de difundir as melhores práticas em gestão de pessoas.

Valores: Postura ética e apartidária l Conectividade l Crescimento sustentável l Inclusão l Retorno à sociedade l Colaboração


O nosso eterno agradecimento aos Profissionais de Recursos Humanos do mundo todo por sua dedicação diária!!!

Fonte: https://wfpma.org/ (tradução livre) e https://www.abrhbrasil.org.br/cms/