Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

Fechar

Alessandro Rizzato

Networking e Protagonismo Profissional

"De forma geral a experiência foi extremamente enriquecedora, com destaque especial para os trabalhos e ferramentas visando desenvolvimento e maximização das competências. Já indiquei a We4You. para vários colegas. Recomendo!" compartilhou Alessandro Rizzato, Diretor do Instituto de Pesquisas Tecnológicas - IPT.

Sempre é uma alegria para a nossa empresa de consultoria de carreira compartilhar as conquistas de nossos cliente, além de conquistarmos a sua amizade e a nova empresa um excelente profissional. A transição de carreira profissional de Alessandro foi um projeto bem bacana e fazer a diferença para ele e toda sua família é o que nos move. A chave do sucesso profissional para que isto acontecesse foi o Networking!  Alessandro fez e faz isto muito bem, tornando-o um grande protagonista da sua transição de carreira / outplacement.

Alessandro construiu ao longo da sua carreira uma rede poderosa de contatos, fazia palestras e manteve seus relacionamentos sempre presentes. Não é de hoje que sabemos que a melhor estratégia para se conseguir um novo emprego está baseada em desenvolver um Networking forte e sustentável. Mas você pode estar se perguntando, como fazer isto diante da escassez de tempo e mil prioridades na agenda?

Networking é uma atitude, um jeito de viver, que valoriza a conveniência em benefício de todos. Para se fazer Networking adequadamente, principalmente durante uma recolocação profissional, é necessário que haja um interesse genuíno pelas pessoas, com respeito, solidariedade e reciprocidade. É uma via de mão dupla que permite formar e cultivar uma rede de pessoas com as quais você estabeleceu um vínculo. O Networking se faz por interesse sadio.

Trata-se de uma técnica de criar, desenvolver e manter uma rede de contatos informais, para a satisfação de interesses mútuos. O Networking diz respeito às pessoas que um indivíduo conhece e aos relacionamentos pessoais, comerciais e profissionais que mantém com elas. O termo Networking define, em síntese, a ideia de que quanto maior for a rede de contatos de uma pessoa, maior será a possibilidade de essa pessoa conseguir uma boa recolocação, realizar bons negócios, obter informações e várias outras vantagens que se pode obter da rede formada.

Posso afirmar: Networking é o método mais eficaz para impulsionar sua transição de carreira. Estatísticas de consultorias especializadas em mercado de trabalho indicam que entre 70% e 80% das novas colocações profissionais são obtidas por intermédio de Networking. Com essa ferramenta, você poderá saber de vagas existentes no mercado e usufruir da indicação de amigos para posições em aberto e vagas que estão sob sigilo.

Praticar o Networking é uma atividade que dá trabalho, consome tempo e muitos têm receio de serem importunos. Também há o sentimento de vergonha das pessoas de se conectarem com quem não conhecem ainda. No entanto, é uma prática que vale muita a pena, pelos benefícios recebidos e proporcionados em relação ao sucesso profissional.

Você pode desenvolver sua rede de contatos com muito mais facilidade quando está em ascensão ou estabilizado em sua carreira profissional. Um erro muito comum é preocupar-se ativamente com isso apenas no momento que a necessidade surge, como na recolocação profissional ou durante o processo de outplacement.

Se você não formou uma rede pessoal estruturada, comece reforçando ou reatando os contatos com as pessoas que você já conhece em seu próprio âmbito de atuação, com pessoas que teve contato durante sua trajetória profissional e procure expandir sua lista de relacionamentos com base nas apresentações e recomendações dessas pessoas.

Desenvolva esse processo gradualmente, lembrando-se que você não precisa pedir emprego a ninguém, simplesmente coloque seus contatos à disposição e agradeça caso possam compartilhar alguma informação sobre oportunidades de trabalho.

Uma grande dica é agendar sessões breves por ferramentas on-line e deixar claro o objetivo de potencializar o Networking entre vocês, criar parcerias, aprender coisas novas e ajudar parceiros de profissão. Chamar para um cafezinho virtual é um ótimo exemplo. O LinkedIn é muito utilizado para isto e você poderá utilizar os filtros para chegar em possíveis decisores, se apresentando e iniciando um novo relacionamento profissional.

Transforme-se no Protagonista da sua Trajetória Profissional e conte com nossos Consultores de Carreira Seniores.