Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

Fechar

Protagonismo: trilhar caminhos e alcançar grandes realizações

Protagonismo: Pessoas de sucesso na vida pessoal e profissional, acreditam que elas próprias são as principais responsáveis por quase tudo que lhes acontece.

Existem os Protagonistas e os Coadjuvantes de sua própria história, vida e carreira. Conheço vários Protagonistas e fico me perguntando o que estas pessoas têm que as tornam tão especiais?

Explicando um pouco mais, observo 2 tipos de pessoas: O primeiro tipo atribui a responsabilidade do seu sucesso a fatores externos e se posiciona como um coadjuvante de uma história ditada por fatores como: economia, crises, mercado de trabalho, pandemia etc; e o segundo tipo está relacionado a fatores internos, o indivíduo assume o controle, acredita que pode mudar seu destino e sabe que o resultado vem do seu próprio esforço, se tem algo errado pensa “o que eu posso fazer para mudar a situação?” e vai atrás.

Existem 2 estudos interessantes, o do psicólogo de Harvard, David MC Clealland (1982) e o do Napoleon Hill, o qual até originou o livro a Lei do triunfo. A conclusão destes 2 estudos foi: “Pessoas de sucesso na vida pessoal e profissional, acreditam que elas próprias são as principais responsáveis por quase tudo que lhes acontece”.

Protagonismo é se responsabilizar, assumir o comando da sua vida e carreira. Assumir o controle e as consequências das escolhas conscientes e buscar entender e conhecer as escolhas inconscientes. Sua mente é sua melhor amiga, mas também pode ser sua pior inimiga. Sem que perceba SABOTADORES não detectados na sua mente provocam a maior parte dos empecilhos na sua vida.

Um trabalho profissional poderá ajudá-lo neste seu autoconhecimento, conhecer seus sabotadores e te ajudar a trilhar caminhos sem medos e com grandes realizações. Deu vontade de saber mais sobre o que conversamos? Assista a Live na integra em https://youtu.be/MSPWIyGuGHY

Uma dica de leitura que dou é o livro Inteligência Positiva, de Shirzad Chamine - CEO de uma das maiores organizações de treinamento de coaches do mundo. Nele, o autor afirma que apenas 20% das pessoas alcançam seu verdadeiro potencial e isso se deve ao processo de sabotagem da mente humana.

Os sabotadores internos estão sempre em atividade, mas é possível identificá-los e assim enfraquecê-los, melhorando significativamente a ação do cérebro a nosso favor. Por meio do conceito de inteligência positiva (QP na sigla em inglês), é possível avaliar a porcentagem do tempo em que a mente humana atua como aliada e não como sabotadora.

Com técnicas e ferramentas inovadoras, Inteligência positiva combina conhecimentos da neurociência, psicologia positiva, ciência organizacional e liderança para desenvolver e alcançar o potencial máximo tanto para o sucesso profissional como para a realização pessoal. Além de apresentar técnicas para desenvolver novos “músculos” cerebrais na execução de tarefas rotineiras.

Por fim, o livro ensina como aplicar ferramentas para fortalecer equipes, controlar o excesso de trabalho, trabalhar com pessoas “difíceis”, melhorar o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal e reduzir o estresse.

Shirzad defende ainda que a inteligência positiva ajuda a encontrar o equilíbrio entre vida pessoal e trabalho, na construção de equipes mais eficazes, na resolução de problemas complexos, na descoberta de propósito para a vida, nos cuidados com a saúde, na criação de filhos, no gerenciamento de estresse, entre outras questões que afligem a todos.

Caso queira entender sobre como o Protagonismo impulsiona a sua Trajetória de Carreira, entre em contato com nossos Consultores de Carreira seniores.

Christianne Sauá Christianne Sauá Fundadora e Diretora Associada