Benefícios do processo de recolocação profissional

O Outplacement / Recolocação beneficia o profissional em transição de carreira, enriquece o processo seletivo do RH e traz vantagens para a empresa.

Tenho orgulho de compartilhar a conquista do Hércules Fernandes após ter passado pela Recolocação Profissional. Foi um processo super interessante, de muito aprendizado e escuta para entender de que forma eu poderia contribuir para sua evolução pessoal e profissional. Ao final, é gratificante escutar as suas palavras: “Foi uma experiência única. Desde o primeiro contato, em um ambiente agradável e todos muito profissionais, com muita propriedade em todo o processo, e com um lado humano que acredito ser um grande diferencial, após um tempo nos faz se sentir em casa. O fator determinante para a recolocação creio ser a interpretação correta das habilidades do profissional com um excelente networking de toda equipe em busca da vaga ideal. Simone Tanese, agradeço seu profissionalismo e sua dedicação durante toda essa jornada. Além do profissional, você tem um lado humano todo seu, coisa para bem poucos profissionais, não tenha dúvidas que sempre a indicarei.”

Já pararam para pensar que o processo de recolocação profissional beneficia a pessoa que está em Transição de Carreira e a empresa que contrata este profissional?



Atualmente muito se fala sobre gestão de carreira, protagonismo e escolhas profissionais. Em meio à tantas teorias e modelos que oferecem suporte ao desenvolvimento de pessoas, talvez ainda haja uma leitura de contexto equivocada quando um profissional diz que passou pela transição de carreira, principalmente quando ocasionada por uma demissão. Gostaria de convidar você a desconstruirmos juntos esse pensamento.

Vamos lá, você já teve a oportunidade de saber sobre o que um profissional que passa pela experiência de um outplacement, também chamado de recolocação profissional, aprende durante este processo? Ele é direcionado a fazer uma revisão de toda a sua carreira, Refletir sobre as suas Competências, capacidades e personalidade, e apropriar-se de sua história.

Após esta etapa, ele consegue ter maior clareza sobre seu objetivo de vida e carreira. E um dos grandes ganhos com todo este processo de autoconhecimento é, consequentemente, ele desenvolver a capacidade de ajudar as empresas a resolverem os problemas que estão enfrentando com mais clareza e objetividade.

O Outplacement beneficia não só o profissional impactado, mas enriquece o processo seletivo do RH e por fim, traz vantagens para a Empresa que o contrata. Ela tem a oportunidade de incluir em sua equipe um profissional consciente da sua trajetória de carreira, com a autoestima revigorada e alta energia para o trabalho, seguro daquilo que tem para agregar aos negócios, bem como, mais aberto a aprender. Além disso, o profissional também se torna mais empático com a equipe de trabalho, se dispondo a ensinar, dividir e valorizar o conhecimento do outro.

Esse profissional entende que o sucesso de sua carreira não está associado prioritariamente ao plano de desenvolvimento que o RH irá lhe proporcionar, mas sim à sua ATITUDE! Sua iniciativa de buscar informação, interagir com as diferentes áreas, aprimorar seu networking e assumir as decisões sobre suas escolhas profissionais foram extensamente trilhadas ao longo do processo.

Durante a Consultoria de Carreira com o Hércules Fernandes, formamos uma parceria de sucesso, definimos a estratégia de mercado, fizemos ajustes e compreendemos que oportunidades teriam aderência com seu estilo de trabalho e suas habilidades. Até que tive a oportunidade de indicá-lo para uma posição de Supervisor de Vendas Regional captada pela We4You., que ia de encontro com o seu propósito profissional: cultura da empresa, escopo da função, competências exigidas para o cargo... logo, deu match e em cerca de 1 mês ele estava contratado.

Portanto, agora meu convite é para você, que atua diretamente com pessoas dentro das organizações: caso ainda não tenha tido a oportunidade de conversar com esses profissionais que viveram a transição de carreira, abra espaço na sua agenda, ouça suas histórias e motivações, tenho certeza de que se surpreenderá positivamente. Boa sorte nas próximas escolhas que fará para compor os times de trabalho na sua empresa.

Grande abraço

Simone Tanese Simone Tanese Consultora de Carreira Sr.